SEMPAC - Seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa: socializando vivências tecidas no processo de formação continuada
Em sua segunda edição, o SEMPAC - Seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa: socializando vivências tecidas no processo de formação continuada, uma ação originada do Projeto de Pesquisa Interinstitucional Formação Docente em Contexto Interativo: Processos Cooperativos de Aprendizagem Potenciados pelas Tecnologias Digitais e Telemáticas, focaliza a formação continuada de educadores de quatro (04) escolas da rede pública estadual de Sinop-MT (E.E. Rosa dos Ventos, Professora Edeli Mantovani, São Vicente de Paula e Renee Menezes), a partir da parceria da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, Campus Universitário de Sinop e Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), polo Sinop-MT. A proposta de formação continuada privilegiou o trabalho por Projetos de Aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais. A relevância científica deste projeto residiu na própria dimensão da pesquisa-ação, cuja abordagem permitir que os protagonistas envolvidos refletissem e ressignificassem suas práticas educativas. A formação continuada de educadores em contexto interativo constituiu-se um desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de aperfeiçoamento das experiências e desenvolvimento profissional dos educadores que participaram da proposta.
O II SEMPAC visa divulgar e discutir resultados de pesquisas e experiências desenvolvidos desde outubro de 2009 até outubro de 2011. O evento objetiva, também, promover a interlocução entre a Universidade, o CEFAPRO e as escolas de educação básica de Sinop-MT.
O II SEMPAC se justifica cientificamente visto que possibilitará a divulgação do conhecimento produzido na pesquisa-ação. O compartilhamento das experiências geradas pela pesquisa caracteriza-se a relevância desta proposta, pois a preocupação não se reduziu ao uso das tecnologias na implementação de Projetos de Aprendizagem, mas também entendemos que a pesquisa contribuiu com a reflexão e o desenvolvimento profissional dos educadores envolvidos.
Esse evento pretende incentivar os profissionais da educação básica a continuar as ações na consolidação dos Projetos de Aprendizagem mediados pelas tecnologias digitais na escola, como uma das possibilidades de (re) significação das práticas docentes.
Esperamos que o evento potencialize o diálogo e a aproximação da UNEMAT, CEFAPRO e as escolas de educação básica. Estas interações e trocas de experiências impulsionam os profissionais da educação a vislumbrar nas pesquisas a sua valorização profissional e a melhoria da sua atuação. Além disso, esperamos, também, que o evento impulsione a geração de novas ideias com vistas a (re)invenção da pesquisa no contexto educacional e na implementação dos Projetos de Aprendizagem, como uma alternativa pedagógica fundamental na reconstrução das práticas educativas.
O PROJETO DE PESQUISA
Formação Docente em Contexto Interativo:
Processos Cooperativos de Aprendizagem
Potenciados pelas Tecnologias Digitais e Telemáticas
Este projeto de pesquisa busca analisar como a aprendizagem cooperativa vivenciada em contexto interativo produz efeitos nos movimentos de reflexão e mudança da prática docente. As vivências tanto em ambientes virtuais quanto presenciais basear-se-ão na cultura de aprendizagem por projetos suportada pelas tecnologias digitais e telemáticas. Tencionamos que esta proposta de pesquisa colabore com o desenvolvimento profissional docente e, simultaneamente, com a transformação do cenário educacional e social. A metodologia de pesquisa apoiar-se-á nos pressupostos da pesquisa-ação.
Sobre o I SEMPAC
1º SEMPAC
1º SEMPAC – Seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa: Socialização de Experiências
Dia 10 de novembro de 2010
O Seminário de Projetos de Aprendizagem Cooperativa teve como finalidade socializar os projetos organizados, sistematizados e desenvolvidos pelas unidades escolares que estão participando do Projeto de Pesquisa Formação Docente em Contexto Interativo: processos cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e telemáticas da UNEMAT/CEFAPRO de Sinop.
A participação das escolas neste Seminário foi significativa. O envolvimento da Unemat significa a universidade interagindo com o Ensino Básico fortalecendo a ação pedagógica dos profissionais da educação. Este evento oportunizou às escolas estaduais Renee Menezes, Rosa dos Ventos, Profª Edeli Mantovani e São Vicente de Paula, parceiras no Projeto de Aprendizagem proposto pelo CEFAPRO em parceria com a UNEMAT, a socialização das experiências e principalmente o registro das aprendizagens realizada de diferentes formas: painéis, fotografias, slides, vídeos e Blogs, etc., deixando desta forma, registrado nas páginas da vida da própria história.
Quando se trabalha na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana aprendemos a valorizar a diversidade e a perceber, como diz Paulo Freire, a “boniteza” do ser humano. Compreender que todos são capazes de construir e produzir conhecimentos. Os trabalhos apresentados mostraram que a metodologia de projetos de aprendizagem possibilita a ação integradora entre o alunos professores e comunidade escolar. Profª Teofanis